sábado, 13 de dezembro de 2014

CCXP: Missão dada, Missão Cumprida

Como vocês sabem, ávidos leitores, topamos o desafio do maior evento nerd realizado em solo tupiniquim: a Comic Con Experience. E fomos no nível HARD! Apenas um de nós foi o enviado para essa missão, o desbravador Abc.

Leia abaixo as impressões do nosso explorador.

Não há parâmetro de comparação para eventos desse porte por aqui no Brasil. Painéis e Estandes dos mais diversos, com atrações para todos os tipos de público nerd, seja de Anime, HQ, Filmes, Séries, Action Figures ou Ficção Científica. Você é nerd? Seja qual for, se encontraria lá. Só que o mais importante era buscar o público do EL FANZINE!

Credencial no pescoço, El Fanzine #4 na mão. Partiu vendas!
Credencial no pescoço, El Fanzine #4 na mão. Partiu vendas!


Formar público não é tarefa fácil, ainda mais quando se vai num evento aonde tem um setor chamado A.A. (Alcolatras An... quero dizer Artists Alley – desculpem, força do hábito). Mais de 200 desenhistas (nem todos quadrinistas, diga-se de passagem) se reuniram para mostrar trabalhos.


Assim que cheguei, coloquei em ação o velho e já conhecido Marketing de Guerrilha™ Xicano. Além disso você também podia encontrar a revista na mesa dos nossos companheiros de batalha KORJA DOS QUADRINHOS. Ou, para simplificar “Mesa dos Gêmeos (Fundos)”.

Nosso amigo Luis Augusto da Korja dos Quadrinhos.

Alguns dos AAs, não ofereciam nada além do vislumbre de ver alguém desenhando ao vivo. Desenhos muito bem acabados, por sinal, só que ficava por isso mesmo: apenas uma vitrine. Poucos deles conversava com o público. Passaram o evento inteiro desenhando de cabeça baixa para a prancheta. Por outro lado, El Fanzine passou o evento inteiro de cabeça ereta! Conversando com o público e vendendo.

Marketing Agressivo™ na CCXP:
- Eu vim só comprar Panini.
- Dps reclama que não tem hq brasileira! É você que financia essa merda!!


Ouvi muito “não”, “depois”, “não gostei”, “só vim pelos bonecos”, mas também ouvi muito “que foda!”, “vou usar na escola com meus alunos”, “isso só pode ter saído de uma mente insana!”, “futebol, política, sexo e violência? Tudo na mesma hq?”...


Cansado? Vamos tomar um café na Sala de Imprensa!

Missão dada, missão cumprida: 100 El Fanzine#4 vendidos! Não vendi mais porque acabou. A única coisa que me deixou meio furioso no evento foi ver alguns do AA reclamando que não venderam nada (absolutamente NADA!), e que o pessoal só ia ali por causa dos bonecos e séries. Mas nenhum dos que reclamou passou o evento VENDENDO, gastaram 4 dias DESENHANDO. Afinal, aqui se faz, aqui se paga. Não fui disposto a vender quadrinho pra quem já gosta de quadrinho, fui disposto a convencer gente que foi pelas séries, animes, action figures e filmes que eles podiam também ser leitores de hqs. O slogan principal foi:

DigDin! Vendi 100 El Fanzin!

-       Tá aí, se nunca leu hq, o EL FANZINE é a melhor maneira de começar!

(eu contei pelo menos 40 vendidos depois dessa frase)

Quer saber o que mais rolou? Dá uma olhadinha nas fotos: Las Crónicas de El Fanizine!

Nenhum comentário: