segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Bem-vindos ao "El Fanverso"!

Dando continuidade à tradição milenar iniciada há alguns meses, o El Fanzine volta a insistir na versão de que nada em nosso gibi é por acaso: tudo está ligado. Cada número é parte de uma grande tapeçaria conhecida (somente por nós) como "El Fanverso", o universo do El Fanzine. Na quarta edição as ligações abundam. Confira:

- Dois personagens da história 'Assassinaram o camarão' aparecem entre o público que assiste a partida de futebol que Quito disputa em 'A Canção de Quito 100 Pernas': o ativista Escobar e o repórter que entrevista o protagonista na cadeia.

Personagens de uma história viram
papagaios de pirata em outra.

- A edição 4 começa com a imagem de mãos e termina com a imagem de mãos em cenas da história 'A Canção de Quito 100 Pernas';

Leitor estarrecido com a revelação

- As assinaturas dos autores do El Fanzine aparecem  inscritas nas paredes da cela onde está preso o protagonista de "Assassinaram o Camarão" ao longo da história (não vamos entregar, procure);


Essa você não tinha percebido, hein, muchacho?

- Há várias referências musicais espalhadas pelo gibi, começando pela Macarena na capa, como plano de fundo; em seguida, a história 'A Canção de Quito 100 Pernas' tem um capítulo chamado 'Sturm and Drang', nome de um movimento literário e musical alemão do século XVIII; 'Assasinaram o Camarão' é o verso inicial da canção 'Tragédia no Fundo do Mar', lançada originalmente em 1974 pelo grupo Originais do Samba, que tinha como integrante o Trapalhão Mussum; e 'Amok' abre com uma citação do cantor americano Jim Morrison, da banda The Doors, retirada de uma entrevista concedida à revista Creem.

"Como é que é?? Repete tudo, por favor! Me perdi aqui, fera."

- Alguns podem estranhar o 'Cervejal' na página 2, mas a ligação é óbvia entre o cervejal e as garrafas de tequila na capa do gibi e na contracapa, representando as capas do El Fanzine desde a primeira edição e seus respectivos autores.

Não é apologia, é só aceitação de uma fraqueza coletiva. Lidem com isso.

O motivo é o fato de o gibi ser todo editado, discutido e criado em mesas de bar (o que explica muita coisa). Além disso há o papel importante que uma garrafa desempenha na história 'Assassinaram o Camarão' (leia e descubra).


Tá foda de acompanhar? Relaxa, não tem essa de cronologia.
Dá pra ler tudo fora de ordem e entender tranquilo.

- Uma faixa agradecendo ao vereador Coelho aparece entre o público do jogo de futebol em 'A Canção de Quito 100 Pernas'. Coelho é a eminência parda em 'Assasinaram o Camarão': ele é o governador na história, mas não dá as caras, sendo representado por seu assessor Rubens. O personagem só aparece em um cartaz de propaganda eleitoral no metrô. Coelho aparece novamente concorrendo à reeleição na vinheta satirizando o horário eleitoral.

Coelho pipocando ao longo de toda a edição

- Além disso, um dos policiais da tira que fecha o gibi parecer ser o cabo Garcia, de 'Assasinaram o Camarão', e os criminosos que aparecem na tira tem alguma semelhança com os que aparecem no final de 'Amok'... ou será coincidência? Cartas para a redação!


Polícia para quem precisa

- As ligações não se limitam às histórias do El Fanzine 4: elas se estendem ao El Fanzine 3, formando uma espécie de universo El Fanzine ou El Fanverso. Coelho e seu assessor Rubens foram originalmente apresentados na história 'A hora e a vez de Carlinhos do Financeiro', daquela edição. Rubens chega a repetir algumas frases do número 3 no número 4, veja se você consegue identificá-las. Assim como naquela história, Rubens encerra sua participação em táxi exatamente igual ao de Carlinhos (será o mesmo?), meio de transporte que tem papel fundamental em 'Mamãe' (do número 3) e onde também termina 'Amok' (do número 4).

Se o El Fanzine fosse editado com o taxímetro
correndo já estaria custando uma fortuna

 Além disso, em 'Amok', durante um engarrafamento causado por protesto, é possível ver ao fundo os caminhoneiros que estrelam a história 'Custo Brasil', da 3ª edição do El Fanzine, presos no tráfego.

Fica tranquilo, o El Fanzine não veio para confundir, mas para divertir
Aguarde para saber se o El Fanzine 5, que será lançado em 2015 se o mundo não acabar, vai trazer mais conexões. Quem conseguir pescar todas as ligações vai ganhar...PORRA NENHUMA!!!! 

Nenhum comentário: