domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher

“Bundas, Peitos, Collant, Saia, Loira, Ruiva e Saradas."
Está aí o resumo da maior parte das representações femininas mais famosas nas HQs. Nós garantimos que você, leitor de quadrinhos, consegue colocar nesse pacote quase todas as personagens das grandes editoras dos EUA.
e tem cabelo BRANCO também!!
Para todos os gostos.

Em contrapartida, em terras tupiniquins, a representação das mulheres nos quadrinhos estão muito mais trabalhadas (não só nos glúteos!). Exemplos de álbuns independentes com protagonistas mulheres - e que não necessariamente são heroínas - não faltam:
- Como eu Realmente (Fernanda Nia)
- Bear (Bianca Pinheiro)
- Belladona (Ana Recalde e Dennis Mello)
- Mônica (Maurício de Souza) (não é independente, mas não tem como deixar de citar)
...

Nessa linha, a equipe do ELF sempre zelou por exemplos dignos. Fugindo do estereótipo comum da mulher vitimada, símbolo e objeto sexual. Quando mulheres são inseridas nas histórias da revista são tratadas – adivinhem só – como qualquer um dos personagens!

Tratar personagens homens e mulheres com igual importância nas histórias, para nós, nunca foi uma revolução. Fazemos isso com a simplicidade do raciocínio: e existe outra forma?

Para saudar você, leitora e/ou produtora de quadrinhos, vamos relembrar algumas das histórias com personagens mulheres que já passaram pelo ELF!

1- ELF#2 - DISTANTE
Por Tito Camello. A história narra os conflitos e desencontros entre uma jovem Ginasta e seu namorado durante os jogos estudantis.


2- ELF#2 - 240
Por Rodrigo Nemo. "240" fala sobre um triângulo amoroso com um trágico final.

3- ELF#3 - CUSTO BRASIL
Por Rodrigo Nemo. Imagine assaltantes perseguidos pela Polícia, um caminhoneiro sem poder atravessar a ponte que caiu e uma mulher prestes a dar a luz. Todos na mesma estrada.

4- ELF#4 - A CANÇÃO DE QUITO 100 PERNAS
Por Abc. Após um trágico atropelamento, uma mulher é obrigada a dar à luz prematuramente seu filho, que nasce com uma deficiência em decorrência da fatalidade.

6- ELF#4 - AMOK

Por Rodrigo Nemo. História sobre uma jornalista e seu namorado, que formam um casal de hábitos sexuais incomuns com um fetiche peculiar: fazer amor em cenas de crimes famosos.

7- Historieta (44) - DECOUPAGE

Por Abc - Quando os olhares são direcionados apenas para o preconceito.


8- Historieta (27) - (sem título)

Por Rodrigo Nemo - O estereótipo confronta a realidade.


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!



5 comentários:

Ozymandias_Realista disse...

Permissão para colocar o seu post no Actions & Comics, para ampliar a propagação dele. Vou citar os autores, e mando o link.

El Fanzine disse...

Permissão concedida. Depois nos passe o link para compartilharmos também.

Ozymandias_Realista disse...

O impulso foi dado, vamos torcer para dar certo: http://www.actionsecomics.com.br/2015/03/dia-internacional-da-mulher.html#.VP4S8PnF-AM

Eu gostaria de publicar lá futuramente um texto muito, mais muito interessante que eu achei, não lembro se era do Nemo ou do ABC, era sobre personalidades que liam quadrinhos, tinham fotos do Ali, Kevin Space, Nicholas Cage... Muito bem escrito aquele texto.

El Fanzine disse...

Era esse post aqui, do Nemo: http://nemoink.blogspot.com.br/2015/02/parem-de-usar-nerd-e-geek.html
Pode publicar à vontade, Ozymandias, só não esquece do crédito e de nos mandar o link pra compartilhar aqui. Um abração.

Ozymandias_Realista disse...

Vou publicar ele amanhã; Pode deixar, esqueço não.